23°C 34°C
Ibotirama, BA

Cidades baianas devem cumprir piso da Odontologia após ações do CROBA

Leia +

14/04/2025 às 13h37 Atualizada em 15/04/2025 às 11h38
Por: Redação Fonte: com informações do CROBA
Compartilhe:
Freepik
Freepik

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) obteve decisões favoráveis em ações judiciais movidas contra cinco municípios: Ipiaú, Jequié, Ubaíra, Mutuípe e Ibirataia. As sentenças obrigam as administrações locais a adequarem os editais de concursos públicos e assegurarem o piso salarial e a carga horária estabelecidos pela Lei Federal nº 3.999/61 para cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal.

Segundo informações divulgadas pelo CROBA, as decisões também garantem que os profissionais já contratados tenham seus direitos mantidos, sem redução de vencimentos. A autarquia destaca que, mesmo sem ser um sindicato, atua firmemente em defesa da valorização da categoria e já ajuizou mais de 160 ações similares em municípios da Bahia.

Enquanto a categoria aguarda um posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação do piso no serviço público, o CROBA segue articulando medidas jurídicas e políticas em prol dos profissionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias