O Hospital do Oeste (HO) lançou um projeto voltado à segurança do paciente: o Projeto SimProtege em Ação. A iniciativa do setor da Qualidade, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), foi apresentada durante treinamentos realizados em janeiro.
Com foco em orientação e sensibilização, as capacitações ocorrem no auditório e contam com um estande itinerante. O objetivo é reduzir riscos de eventos adversos no atendimento, promovendo estratégias de prevenção integradas à rotina hospitalar.
O projeto percorrerá todos os setores da unidade, começando pela Clínica Médica I, reforçando protocolos essenciais, como a identificação segura do paciente. Além disso, conta com um boneco realístico, que simboliza o compromisso com a segurança assistencial.
As ações incluem treinamentos de equipe, aprimoramento dos protocolos de segurança e humanização do atendimento. Um estande foi montado com QR Codes que direcionam para conteúdos sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente, auxiliando na qualificação dos cuidados em saúde. A participação dos profissionais soma carga horária em treinamento.