Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas baianas, o deputado Roberto Carlos (PV) propôs um projeto de lei que determina a instalação obrigatória de portais de detectores de metais em instituições de ensino públicas e privadas. A iniciativa busca coibir a entrada de armas e criar um ambiente mais seguro para estudantes, professores e funcionários, diante do aumento da violência escolar no Brasil.
Ao justificar a proposta, o parlamentar ressaltou que ataques violentos em escolas têm se tornado mais frequentes, citando dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que apontam que um terço dos casos registrados ocorreu em 2023. Para ele, o medo e a insegurança passaram a fazer parte da rotina escolar, tornando urgente a adoção de medidas preventivas.
O projeto prevê que os detectores de metais atuem na identificação e bloqueio de objetos perigosos, reduzindo os riscos dentro do ambiente escolar. Além da preocupação com o acesso fácil a armas, Roberto Carlos destacou que a falta de assistência em saúde mental é outro fator que pode contribuir para a violência. Com essa iniciativa, a proposta busca reforçar a proteção nas escolas e evitar novos incidentes.