A Embasa está executando obras para expandir o abastecimento de água tratada em Jequié, Uauá e Serrolândia, no semiárido baiano. As melhorias fazem parte de um conjunto de dez empreendimentos financiados com recursos do Orçamento Geral da União, totalizando R$ 533 milhões. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2025, garantindo maior segurança hídrica para os municípios atendidos.
Além dessas intervenções, estão em fase de licitação a ampliação do sistema de abastecimento de Tanhaçu e a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Iaçu. Também está prevista a implantação de coleta e tratamento de esgoto em Brejolândia, Barrocas, Cícero Dantas e no distrito de Caldas do Jorro, com início das obras no segundo semestre deste ano.
Os investimentos reforçam a atuação conjunta da Embasa e do Governo do Estado para ampliar o acesso à água e ao saneamento na região, contribuindo para a saúde pública, a preservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento dos municípios beneficiados.