Para garantir uma implementação eficiente da Lei do Celular nas escolas, o Governo do Estado estabeleceu diretrizes e prazos para sua aplicação. Em reunião neste sábado (8), o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) definiram que, até 10 de fevereiro, as unidades escolares devem comunicar as famílias, instalar placas e distribuir materiais informativos sobre a norma.
Além disso, até 14 de fevereiro, serão promovidas reuniões com estudantes, familiares e o colegiado para esclarecer as regras. Cartilhas também serão distribuídas, reforçando o vínculo entre escola e comunidade.
A lei restringe o uso de dispositivos móveis nas escolas estaduais, permitindo-os apenas para atividades pedagógicas sob supervisão, em situações emergenciais ou quando necessário para acessibilidade e inclusão. Um documento orientador será disponibilizado no site da Secretaria da Educação para apoiar a adaptação à nova regra.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a necessidade da participação das famílias para o sucesso da medida, buscando equilibrar o uso da tecnologia sem comprometer o aprendizado e a interação social. Já a secretária Rowenna Brito destacou que a regulamentação é essencial para definir a presença dos dispositivos no ambiente escolar de forma pedagógica, priorizando a qualidade do ensino.