A qualidade da água fornecida na Bahia é garantida por um extenso sistema de monitoramento realizado pela empresa responsável pelo abastecimento no estado. Com uma equipe de quase 200 profissionais distribuídos em 14 laboratórios, a análise da água ocorre desde a captação nos mananciais até a distribuição final aos consumidores.
Em 2024, foram realizadas mais de 106 mil análises em amostras coletadas de redes distribuidoras e reservatórios, verificando parâmetros como cor, turbidez, pH e cloro residual livre. Esse controle rigoroso segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com testes frequentes para monitorar a presença de substâncias como agrotóxicos e subprodutos da desinfecção.
Caso alguma alteração seja detectada, ações corretivas são adotadas para garantir a segurança do abastecimento. Os resultados dessas análises estão disponíveis para consulta pública no sistema de vigilância da qualidade da água e também são divulgados anualmente em um relatório oficial. Um resumo das informações também é incluído na conta de água enviada aos consumidores.
A empresa responsável reforça que a qualidade da água é monitorada até o ponto de entrega nos imóveis, sendo responsabilidade dos clientes manter a conservação adequada das instalações internas e reservatórios. Para dúvidas ou reclamações, canais de atendimento estão disponíveis via telefone, aplicativo e postos de atendimento presenciais.