O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou 75 operações contra o crime organizado em 2024, um aumento de quase 60% em relação ao ano anterior. As ações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), alcançaram 65 municípios, resultando no bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em bens, além de prisões e apreensões de grande impacto.
As operações integram uma estratégia de quatro pilares: asfixia patrimonial das facções, combate a milícias, redução da letalidade policial e intervenções no sistema prisional. Destaque para a atuação interinstitucional, que resultou no aumento de denúncias contra policiais envolvidos em crimes como homicídios e formação de grupos de extermínio, passando de 36 no biênio 2021-2022 para 156 em 2023-2024.
Entre as ações, destacam-se a “Operação Angerona”, que transferiu líderes de facções do presídio de Feira de Santana, e a “Operação Lei para Todos”, que bloqueou mais de R$ 160 milhões em bens. Outras iniciativas, como a “Operação Fogo Amigo” e a “Operação Premium Mandatum”, desarticularam redes de tráfico e comércio ilegal de armas, envolvendo empresários e agentes de segurança pública.
As ações no sistema prisional, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), também tiveram impacto direto na redução de crimes violentos, como observado em Feira de Santana, onde os homicídios caíram 78,6% após intervenções no presídio local.