
- Maciel Rodrigues
- 04/04/2022
- Educação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta segunda-feira, 4, o processo para solicitar a taxa de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os candidatos podem fazer o pedido até 15 de março.
O valor da taxa de inscrição da edição anterior, 2021, foi de R$ 85. O mesmo prazo vale para estudantes isentos da taxa no Enem do ano passado, que, por algum motivo, faltaram na prova e querem gratuidade na edição deste ano. Esses estudantes devem enviar algum documento que justifique a falta na edição anterior.
Os resultados da justificativa de ausência e da isenção da taxa serão divulgados em 22 de abril na página do participante. Caso o pedido seja negado, o solicitante poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado será divulgado em 6 de maio.
A solicitação não garante a participação no Enem, portanto, também é necessário realizar a inscrição no exame. O edital com as datas de inscrições e provas ainda não foi divulgado pelo Inep.
Como funciona o direito à isenção
Segundo o Enem, tem direito à isenção todos os participantes que:
-
- Estão cursando a última série do ensino médio em escolas públicas em 2022;
- Estudaram o ensino médio completo em escolas públicas ou sejam bolsistas integrais em escolas particulares — esses candidatos precisam ter a renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1,8 mil por pessoa;
- São membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal — é necessário informar o Número de Identificação Social;
- Vocacionado para desagregar: Carlos Evandro diz que Sebá fica em cima do muro
- Lula vem a Pernambuco em junho. Será que vai às ruas?
- Câmera de segurança registra acidente no centro de Afogados da Ingazeira
- Balaio de gatos: aliados de Sebastião Oliveira fecham com Marília
- Nem luxo, nem lixo: novo endereço e casamento contrastam com falas de Lula
- Iara em Sindicato e governo de Serra Talhada se reúnem para debater adequação do piso dos professores
- Manassés Martins de Lima em Hemodiálise começa a funcionar até o fim do mês em Serra
- Tarcísio rodrigues em Novo Presidente do TCE é político e não técnico
