
- Maciel Rodrigues
- 24/03/2022
- Violência
Não se deixe enganar com a ladainha do famigerado “Pacto pela Vida”, uma mera peça publicitária vendida pelo Governo de Pernambuco e até copiada por outros estados com modelo de gestão também socialista: o estado é terceiro onde mais e mata no Brasil.
Foram, ao todo, 3.370 mortes violentas no ano passado, de acordo com dados levantados pelo Monitor da Violência do g1. Apesar disso, o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, disse que o estado está “no caminho certo”. PE só fica atrás da Bahia, que teve 5.099 vítimas, e do Rio de Janeiro, com 3.394 ocorrências. Mas um detalhe: estes estados têm 5 milhões e 6 milhões de habitantes a mais que Pernambuco, respectivamente.
Quando se leva em conta a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, Pernambuco tem os piores números entre os três estados que estão nos primeiros lugares do ranking. São 34,83 mortes violentas a cada 100 mil habitantes em Pernambuco. Na Bahia, essa taxa é de 34,02 assassinatos. O Rio de Janeiro tem incidência de 19,4 mortes violentas por 100 mil moradores.
O cálculo do g1 sobre o índice de mortes violentas por 100 mil habitantes foi feito com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população de Pernambuco, que, em 2021, foi de 9.674.793.
Humberto Freire disse, ainda, que o estado consegue resolver a maioria dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios, lesões corporais que resultam em morte e latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
- Políticos se solidarizam com famílias atingidas pelas chuvas no Recife e RMR
- Muita chuva em Recife e cidades da RMR. Veja vídeos!
- Bolsonaro aparece à frente de Lula em São Paulo, diz pesquisa
- Miguel Coelho cancela agenda e presta solidariedade a famílias afetadas pelas chuvas
- Em Arcoverde, Raquel Lyra participa do lançamento da pré-candidatura de Eduíno Filho para deputado federal
- Iara em Sindicato e governo de Serra Talhada se reúnem para debater adequação do piso dos professores
- Manassés Martins de Lima em Hemodiálise começa a funcionar até o fim do mês em Serra
- Tarcísio rodrigues em Novo Presidente do TCE é político e não técnico
