
- Maciel Rodrigues
- 02/03/2022
- Agricultura
Com a prolongação do conflito entre Rússia e Ucrânia, o que atrapalha o Brasil na aquisição de fertilizantes junto aos russos, o pais pode ter problemas no plantio da próxima safra. Basicamente, são três produtos químicos: potássio, nitrogênio e fósforo. No caso do potássio, que é quase todo importado, Rússia e Bielorrússia respondem pela metade do volume necessário ao Brasil.
Com o embargo que atinge os dois países, os produtores terão que encontrar alternativas ou terão dificuldades para tratar o solo. Cada cultura leva um tipo de fertilizante, a soja, por exemplo, requer muito fósforo e potássio, e o milho precisa de nitrogênio.
O alerta foi dado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que foi entrevistado no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, conduzido pelos jornalistas Thays Freitas, Pedro Campos e Cláudio Humberto. Rodrigues é coordenador dos estudos nessa área da Fundação Getúlio Vargas. Segundo ele, no pior cenário, haveria queda da produção no Brasil, com impacto direto nos preços e na inflação.
Com o cenário de crise, o governo decidiu acelerar a criação do plano nacional de fertilizantes, a fim de reduzir a dependência que o Brasil tem das importações.
- Vocacionado para desagregar: Carlos Evandro diz que Sebá fica em cima do muro
- Lula vem a Pernambuco em junho. Será que vai às ruas?
- Câmera de segurança registra acidente no centro de Afogados da Ingazeira
- Balaio de gatos: aliados de Sebastião Oliveira fecham com Marília
- Nem luxo, nem lixo: novo endereço e casamento contrastam com falas de Lula
- Iara em Sindicato e governo de Serra Talhada se reúnem para debater adequação do piso dos professores
- Manassés Martins de Lima em Hemodiálise começa a funcionar até o fim do mês em Serra
- Tarcísio rodrigues em Novo Presidente do TCE é político e não técnico
