Caderno 1

Pesquisador de Calumbi lança livro sobre a maior batalha de Lampião: A Batalha da Serra Grande

21 Abril 2017
Anuncio

O pesquisador  da história do cangaço, Lourinaldo Teles, acabou de lançar o livro “A maior Batalha de Lampião – Serra Grande e a invasão de Calumbi”.

Lourinaldo nasceu em Calumbi mas tem muita ligação com Serra Talhada onde estudou. Já na sua juventude mostrou seu interesse pela cultura e principalmente pelo movimento ligado à história do Cangaço, foi inclusive membro do saudoso grupo de xaxado Manoel Martins, o primeiro grupo de xaxado de Serra Talhada.

Em 1992 o pesquisador entra para Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) onde permaneceu até 2009, quando, após um acidente foi reformado.

Lourinaldo, que também é artesão em couro, com sua saída da polícia ficou com mais tempo para se dedicar  as atividades culturais. Ele é membro da Associação dos Bacamarteiros de Triunfo, presidente dos Bacamarteiros de Calumbi e está instalando o Museu do Cangaço Serra Grande em Calumbi e é também membro do IGHP (Instituto Geográfico e Histórico do Pajeú).

Apaixonado pela história do cangaço e pela história da sua terra, Lourinaldo debruçou-se sobre a maior batalha do cangaço, A Batalha da Serra Grande, travada por Lampião e seu bando, e o resultado das suas pesquisa estão no livro que lançou oficialmente no dia 1º deste mês na Câmara de Vereadores de Calumbi.

O livro de 204 páginas trás detalhes da grande batalha do cangaço, além de outros fatos do rei, Virgolino Ferreira (Lampião) no Pajéu, incluindo aí a invasão de Calumbi, e trás também diversas fotos históricas.

O escritor declarou ao Caderno 1 que pretende fazer um lançamento em Serra Talhada, mas não tem nada confirmado ainda.

O livro custa R$ 35,00 e pode ser encontrado no Museu do Cangaço, no Atelier Teles Couro (Próximo a Rodoviária) e no Bazar Militar, na Praça Manoel Pereira Lins.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Redação Caderno 1

Posts Relacionados

Curta Nossa Página