Caderno 1

Para ‘salvar’ a Concha, Prefeitura de ST retoma as’ Feiras de Artesanatos’, que eram realizadas pela Casa da Cultura.

10 outubro 2017
Anuncio

Em 2008 a Casa da Cultura inaugurou na Concha Acústica a ‘Casa do Artesão’, o fato aconteceu no mês de julho daquele ano e daí em diante a praça passou a ser administrada pela Casa da Cultura, que já de início adotou se referir ao local como ‘Marco Zero da Cidade’, numa alusão a fundação do Município.

Já a partir daquele ano a Casa da Cultura, através da Casa do Artesão, passou  a realizar uma ‘Feira de Artesanato’ mensal. Conforme alegavam na época, era uma forma de revitalizar o espaço e também de criar oportunidade para os mais de 100 artesão cadastrados na Casa, “divulgamos os trabalhos deles (artesãos) e também divulgamos Serra Talhada”, comentava na época o então presidente da Casa da Cultura, Tarcisio Rodrigues.

Em pouco tempo incorporou-se ao evento mensal mais um projeto da Casa, o ‘Cinema em Todo Lugar’ e simultâneo a realização da Feira eram exibidos filmes, que atraiam as famílias para o evento.

De 2008 a 2013 as feiras aconteceram com regularidade, tanto que a Casa do Artesão, já em janeiro de cada ano divulga o calendário anual do evento.

Em 2013, com a chegada do atual gestor ao poder, a política cultural do município sofreu drásticas mudanças e a Casa da Cultura deixou de receber seus repasses com regularidade e nos valores devidos, o que culminou com o fim  das ‘Feiras de Artesanatos’ a partir de 2014 e posteriormente com o fechamento da Casa do Artesão, que já havia se transformado em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Essa política, da gestão do prefeito Luciano Duque (PT) optou também pelo abandono da área, a Concha Acústica, e pouco a pouco a praça foi se degradando e se transformando em ponto de consumo de drogas.

Agora, depois de cobranças da população e de instituições, como a própria Polícia Militar, que deixou claro que se fazia necessário uma intervenção do poder público para resgatar a praça, o Governo Municipal começa a anunciar uma ocupação com eventos no local e para isso anunciam que “vai retomar a Feira de Artesanato, que acontecerá no último sábado de cada mês. A articulação para o retorno da feira foi feita a partir da Secretaria Executiva de Comunicação Social e da Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com os grupos de artesãos e artesãs do município. A Feira de Artesanato vai acontecer dentro do projeto Vem Pra Concha, na Concha Acústica, e a data escolhida para essa retomada foi 28 de outubro, quando se comemora o dia do Servidor Público. Todos os grupos que desenvolvem artesanato estão sendo convidados para participar e os interessados devem procurar os órgãos envolvidos para maiores esclarecimentos. Além da Feira de Artesanato, teremos apresentações culturais, música, cinema, teatro e diversas atividades artísticas que serão distribuídas a cada mês na Concha Acústica, contemplando a diversidade social e cultural de Serra Talhada”, escreve a assessoria da Prefeitura em nota enviada para imprensa.

O destaque fica para ausência da Fundação Cultural de Serra Talhada. Tal Fundação foi criada depois que o prefeito Luciano Duque extinguiu a Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, prometendo que a nova Fundação substituiria com mais eficácia a tradicional ‘Casa da Cultura’

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Não há comentários no momento, deixe o seu!

Escreva seu comentário

Deixe seu comentário

Sobre o Autor

Redação Carderno 1

Posts Relacionados

Curta Nossa Página