Caderno 1

Dois mundos: Prefeito de ST anuncia fechamento de equipamentos e demissões, ao mesmo tempo Secretária de Desenvolvimento do Município anuncia abertura da Casa da Juventude

19 outubro 2017
Anuncio

Está ficando cada vez mais difícil entender o Governo de Serra Talhada. A falta de um discurso unificado confunde a população. Literalmente existe ‘duas Serras Talhadas’, que é apresentada ao povo de acordo com a conveniência do gestor.

Nesta quarta-feira (18) o prefeito Luciano Duque, em uma rádio local debulhou um rosário de lamentações e acusações ao Governo Federal. Segundo Duque 2018 se avizinha com um cenário sombrio, onde o município terá que efetuar demissões e fechar equipamentos, isso graças aos  cortes nos recursos Federais.

Não tem mais recurso”, disse Duque e anunciou que vai fechar inclusive Cozinhas Comunitárias. “O Serviço Único de Assistência Social (Suas), praticamente zero, 97% o corte, na saúde tem corte, na educação básica tem corte também de 26% e isso está amedrontando todos os prefeitos”, disse ele e alega que a arrecadação municipal caiu, mas não citou que de janeiro deste ano até esta data, os serra-talhadenses já recolherem para os cofres públicos quase R$ 16 milhões, segundo o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo.

Continuando o seu discurso, Duque reforçou ainda mais na tinta da crise que se avizinha: “Com certeza, isso daí já está definido. Se você tem 97% de corte no recurso do Suas, então como é que você vai funcionar Cras, Creas, como funcionam as cozinhas comunitárias, como funcionam os programas? Vai se resumir a manter um bolsa família, porque não vai ter recurso para gerenciar política de assistência social no município. Se você vai ter recurso reduzido na educação, como é que você vai ampliar a rede? Como é que você vai ampliar a saúde se vai ter redução de recurso na saúde?”, disse ele.

Indo na contramão do discurso de Duque, a Secretaria de Desenvolvimento Social  do Município, exatamente uma das mais atingidas nos cortes mencionados pelo prefeito, anuncia a instalação de novos equipamentos. Segundo a Secretaria, nas próximas semanas estará sendo instalada no bairro do Bom Jesus, a Casa da Juventude. O espaço oferecerá aparelhos para o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias da informação e da comunicação, formação política e cidadã para os jovens.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o imóvel está sendo reformado e a população ganhará em breve um aparelho de cidadania. O espaço proporcionará apresentações artísticas, ensaios e pequenos shows para cerca de 600 pessoas. Também receberá os mais diversos segmentos como capoeiristas, hip-hop e bandas alternativas.

São duas realidades extremamente opostas que chama a atenção para o quadro pintado pelo prefeito, onde evidencia os cortes de recursos feitos pelo Governo Federal, isso às vésperas do encontro do PT (o seu partido) que acontece em Serra Talhada nesta sexta-feira (20).

Compartilhe:

Sobre o Autor

Redação Carderno 1

Posts Relacionados

Curta Nossa Página